Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem sua beleza ligada a arquitetura e paisagismo

02:13 Máq 0 Comments

Ao contrário da maioria das universidades dos centros urbanos, a  Universidade Rural permite contato com a natureza.
 
Prédio Principal (P1)
A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que fica em Seropédica na Baixada Fluminense do Rio, possui um dos maiores e mais diversificados campus da América Latina. O seu grande diferencial está nos conjuntos arquitetônicos e na composição de sua paisagem, que combinados proporcionam um ambiente não só de estudo mas também de lazer.

Os 3.024 hectares do campus abrigam um enorme conjunto arquitetônico no estilo neocolonial. Devido a bela paisagem e a grande diversidade botânica, o jardim da universidade –e outras partes do campus- são utilizados para estudos de campo, para entretenimento e até como cenário para sessões fotográficas.

Júlio Cesar Sampaio, professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ, explicou que o projeto original da arquitetura ruralina é do fim da década de 30 e foi reconhecido como patrimônio histórico devido ao seu valor social.

Já o paisagismo da Universidade foi feito por Reynaldo Dierberger, um conceituado profissional da época que também fez a Praça da Liberdade na capital Belo Horizonte, na década de 20.  

O professor também opinou sobre a pesquisa recente da revista TAM nas nuvens, que elegeu a Rural como oitava universidade mais bonita da América Latina.



O que dá essa característica é o sítio bonito que a Rural tem. Do prédio principal, podemos ter uma vista extraordinária de toda a região, porque podemos ver a Serra das Araras, visualizar o Maciço de Gericinó... naturalmente já é muito bonito.



Jardim do prédio principal (P1)

Matéria de: Allan Rabelo,  Jessica Antunes, Marcela Rodrigues, Marina Mendes e Úrsula Gomes.


0 comentários: